Registo & login In English Home Contacta-nos


Diz não à Violência Doméstica

Segunda-feira, Março 28th, 2011
Belicio de Pina, PNV Fogo

Localização

  • Fogo

Areas de intervenção

  • Desenvolvimento
  • Igualdade de Género
Belicio de Pina, PNV Fogo

A violência doméstica é um problema universal que afecta milhares de indivíduos, em grande número de vezes e de forma calada e dissimulada. Sucede em ambos os sexos independentemente do seu nível social, económico, religioso ou cultural.

Quando nossa vida é prejudicada intimamente, é difícil fazer um insight mínimo no que toca ao que está certo ou errado.  A vítima de Violência Doméstica, na sua maioria, tem baixa auto-estima, são pouco auto-confiantes e encontram-se presas numa relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. A mulher/ homem vive sob um complexo emocional. Tudo parece escuro, não consegue compreender o que se passa e só sabem que foram apanhadas por alguma coisa. Desta forma sentem-se incapazes de organizar, de pensar, e definir as suas prioridades.

Geralmente o agressor acusa a vítima de ser culpado pela agressão A agredida sente-se violada e traída, pois o agressor garante, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois voltar a repeti-lo.

O que nós queremos (os-as voluntários-as) é que as vítimas se fortaleçam e que saiam desta posição de fragilidade.Ao mesmo tempo é importante que o homem consiga assumir também o seu papel de vítima – caso o seja – visto que na sua grande maioria assume papel de agressor (quando agride). Geralmente, os homens não conversam sobre os seus sentimentos. Muitos consideram essa conversa como sinal de carência de masculinidade. Trabalharemos com os homens, estimulando a sua reflexão acerca de suas fraquezas e seus impulsos. Pretendemos que eles se conscientizem de que há outros caminhos na resolução de conflito. Tentaremos mostrar que a violência doméstica também é ruim para eles. A violência doméstica prejudica toda a família. Sofrem os filhos, as filhas, os parentes próximos e até mesmo o autor da violência.

Etiquetas: agressor, Violencia domenstica, vitimas


Secured for spam by MLW and Associates, LLP's Super CAPTCHASecured by Super-CAPTCHA © 2009-2010 MLW & Associates, LLP. All rights reserved.